Fotografia de Produto na Gastronomia

Na sequência da série de artigos sobre a fotografia de produto, hoje vou falar da importância da imagem no sector da gastronomia. Depois do artigo anterior sobre os vinhos verdes, seria quase que obrigatório falarmos da gastronomia em jeito de acompanhamento.

Todos sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras e que grande parte dos consumidores são fortemente condicionados pela primeira impressão que uma boa imagem lhes causa. Já falamos disso anteriormente.

A gastronomia não foge à regra e cada vez mais se dá destaque à componente artística que pressupõe a confecção de um prato. Este detalhe na elaboração e confecção de um prato, que antigamente se encontrava confinado à “Haute Cuisine” expandiu-se rapidamente para um novo conceito de cozinha contemporânea, mais acessível à generalidade dos consumidores e que nem por isso deixa de ter o forte impacto visual de uma boa apresentação.

Veja-se o exemplo das grandes cadeias de alimentação que nos invadem nos grandes espaços comerciais. A apresentação do produto é cuidada, pensada ao detalhe para que a atenção do consumidor possa ser captada na fracção de segundos que o leva a decidir entre a imagem de um hambúrguer suculento com uma fatia de queijo que o cobre e o envolve à medida que se derrete, ou entre as cores vibrantes de uma colecção de “peças” de Sushi, que pelo seu factor de novidade e surpresa para os menos acostumados a este tipo de gastronomia desperta a natural curiosidade que apenas pode ser esclarecida pela imagem que nos é apresentada.

O Sushi é um bom exemplo da importância da imagem na promoção de um produto que ainda não é familiar da maioria dos consumidores, pelo menos em Portugal.

Cada vez mais a relevância da imagem na promoção do produto se destaca no meio gastronómico. As ementas estão a evoluir do formato tradicional e enfadonho da simples lista com o preço, para um formato digital dinâmico onde o consumidor pode ver uma foto do prato que vai escolher, no seu smartphone ou num qualquer suporte digital fornecido pelo restaurante.

Espero que tenham gostado deste artigo e que no mínimo tenha “aberto o apetite” para começarem a fotografar as vossas criações artísticas no universo da gastronomia.

Queres saber quanto custa um serviço de fotografia de produto para o teu negócio? Solicita aqui um orçamento.

Pin It on Pinterest