Fundação Vicente Ferrer, a história da realização de uma vocação

No seguimento do artigo da semana passada sobre a fotografia documental e as causas sociais, hoje vou falar um pouco sobre a Fundação Vicente Ferrer, da sua história e origem assim como do seu fantástico trabalho que muito tem contribuído para a protecção dos mais carenciados no sudoeste da Índia.

A Fundação Vicente Ferrer tem origem no sonho de um homem que desde muito jovem sentiu o apelo de cumprir o seu maior desejo e vocação: ajudar os outros.

“Ou nos salvamos a todos ou ninguém se salva”  – Vicente Ferrer

A Fundação Vicente Ferrer já ajudou mais de 3 milhões de pessoas a escaparem da pobreza extrema.

Foi esse o mote que o levou a ingressar desde muito jovem na Companhia de Jesus (instituto religioso da Igreja Católica fundada por Sto. Inácio de Loiola e seus companheiros em 1540). Como jovem Jesuíta, nascido em Barcelona em 1920, partiu para Bombaim em 1952 como missionário para completar o seu treino espiritual.

Do seu contacto com a Índia e dos seus elevados contrastes socioculturais nasceu a sua dedicação extrema a este país e no objectivo de uma vida inteira, na tentativa de acabar com o sofrimento dos mais pobres e desfavorecidos.

Instalações da Fundação Vicente Ferrer

Em 1968 conheceu numa entrevista para a imprensa, aquela que mais tarde viria a ser a sua companheira Anna Ferrer, atual presidente e directora executiva da fundação Vicente Ferrer. Os dois partilharam um compromisso comum que se resumia a lutar e defender os mais desfavorecidos e estabeleceram o seu “quartel” em Anantapur, uma das zonas mais pobres da Índia, criando o fundo rural de desenvolvimento.

Vicente Ferrer encontrou grandes dificuldades neste seu percurso e na sua luta pelas desigualdades sociais na Índia. As classes dominantes viram no seu enorme apoio aos mais desfavorecidos uma ameaça à sua dominância e poder instituído, chegando a receber uma ordem de expulsão do país por parte das autoridades de Maharastra ( o 2.º  dos 28 estados mais populosos da Índia). Consequentemente este facto acabou por resultar num imenso apoio do movimento dos agricultores assim como de alguns intelectuais, políticos e figuras religiosas.

Instalações da Fundação Vicente Ferrer

Esta é apenas uma breve abordagem à génese e história da Fundação Vicente Ferrer, pelo que recomendo vivamente a todos os que tiverem mais curiosidade a verem o filme baseado na sua obra e que é no mínimo uma excelente fonte de inspiração para nos revermos no contexto da actualidade em que vivemos.

Da obra de Vicente Ferrer e Anna Ferrer e de todos os voluntários e filantropos que partilharam e continuam a partilhar valores comuns, destaca-se fundamentalmente a preocupação em criar soluções a longo termo e a tentativa de erradicar a pobreza com soluções nas diversas áreas do desenvolvimento:

Educação, igualdade de géneros, cuidados de saúde, pessoas com deficiências e grupos discriminados, ecologia e desenvolvimento rural, habitação, cultura e desporto e comércio justo.

No próximo artigo vou falar sobre a minha ligação à Fundação e na razão da minha viagem à Índia com um grupo de amigos e colegas de profissão.

Pin It on Pinterest